Venha pra ficar!

Se não nos conhecemos, vamos nos conhecer. Vamos pensar, vamos começar: sejam todas(os) bem vindas (os)!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Inclusão digital

A diferença  de desenvolvimento tecnológico entre os "países de primeiro mundo" e os "países de terceiro mundo" é gritante. Esses conceitos que diferenciam as nações têm como elemento distintivo a produção de conhecimento na área tecnológica. Sabe-se que os países mais ricos são aqueles detentores da produção tecnológica, as mesmas que aprisionam os países mais pobres que terminam por não se inserir significativamente no mercado. E, consequentemente a sua população passa a ser refém da situação econômica em que seu país se encontra.


Surge então a questão da Inclusão Digital. Como avaliar o grau de inclusão digital de uma população? As pessoas possuem consciência; da existência deste termo? O que ele significa? O termo é bastante vago e não apresenta nenhuma sustentação cientifica. Observa-se então a inclusão digital como um movimento de articulação que que a parte da sociedade tem tomado consciência da importância desta questão e contribuindo de formativa para o desenvolvimento de nosso país.


Através de programas de mapeamento de desenvolvimento tecnológico o Brasil tem buscado através de alguns programas melhor entender o grau de utilização das novas tecnologias no país. Percebe-se então que a escola passa a ser um espaço estratégico para a inclusão digital e pensar as novas tecnologias de maneira formativa, educando as pessoas para esta realidade que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário