Venha pra ficar!

Se não nos conhecemos, vamos nos conhecer. Vamos pensar, vamos começar: sejam todas(os) bem vindas (os)!!

domingo, 17 de abril de 2011

Imagens Virtuais são Mosaicos Modernos!!


A imagem é uma palavra única, porém carregada de significados. Pode estar relacionada ao desenho de uma criança, um quadro, grafite, logotipos, imagem mental etc. Segundo Joly (1996), embora seja grande a diversidade de significações os diversos usos são bem compreendidos nos diferentes contextos. Para a autora a imagem: 

indica algo que, embora nem sempre remeta ao visível, toma alguns traços emprestados do visual, de qualquer modo, depende da produção de um sujeito: imaginária ou concreta, a imagem passa por alguém que a produz ou reconhece. (JOLY, 1996. p.13)


Neste último sábado (16) no clássico entre Real Madrid e Barcelona (equipes do futebol espanhol) foi demonstrado um espetáculo artístico no Santiago Bernabéu. A torcida do maior clube do mundo apresentou uma imagem belíssima em que um mosaico gigante com o símbolo da equipe encheu os olhos dos espectadores. Cada torcedor foi responsável por levantar uma placa colorida que no conjunto foi responsável por compor a imagem por inteiro. A formação do grande mosaico me lembra a composição de uma imagem virtual composta por PIXELS

(clique sobre a imagem para visualizar)

A palavra pixel que é uma fusão entre duas palavras (Picture + Element) foi criada para representar um elemento de imagem. [obs.: Pix é uma abreviatura da língua inglesa que significa Picture, ou seja, IMAGEM).

A formação do mosaico apresentado pela torcida do Real Madrid assemelha-se à composição de uma imagem virtual presente na tela de computadores. A imagem em si, apresenta-se como o mosaico e as pequenas placas que compõem o todo seriam os Pixels que de forma bastante específica dá tom ao todo.

Curiosidades:
Nos monitores coloridos os pixels são compostos por um conjunto de 3 pontos de cores azul, vermelho e verde. Em alguns casos um pixel pode exibir 256 tonalidades diferentes.

Referências:

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus, 1996
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel>


Nenhum comentário:

Postar um comentário